cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 

Junte-se e partilhe a sua experiência!

DSC-HX9V problema no deslocamento da lente

SOLUCIONADO
profile.country.pt_PT.title
dazevedo
Visitante

DSC-HX9V problema no deslocamento da lente

Viva!

Comprei online uma DSC-HX9V e detectei (no primeiro dia) o seguinte defeito: Quando utilizo o zoom, o deslocamento da lente origina vibrações e estalidos. Basta acompanhar o movimento da lente (aproximação ao objecto) para detectar e observar esta imperfeição.

Aparentemente, no modo foto esta situação não é prejudicial e o zoom resulta bem.

Já no modo filme, este problema é grave. Quando se utiliza o zoom, os estalidos originados pelo movimento da lente ficam gravados no áudio e as vibrações ficam registadas no vídeo de forma bastante evidente.

Analisando a construção deste modelo, a lente aparenta ser um ponto fraco. Suspeito que pode trazer problemas no futuro, pois parece ter demasiada folga (entrada de pó, encravamento, etc.).

Num modelo com preço elevado, como é o caso, é inacreditável que tenha passado pelo controlo de qualidade um problema como este. Parece mesmo que a concepção da lente e do seu mecanismo correu mal.

Alguém já teve um problema idêntico?

Se sim, como procederam para o resolver?

Agradeço comentários.


Marcas (3)
1 SOLUÇÃO ACEITE

Soluções aceites
profile.country.pt_PT.title
mikefer
Visitante

boa tarde

Acabei de fazer a troca por uma  HX9V na loja. E apesar de a lente mantar a folga e algum ruido no zoom, esta nova maquina já não faz o ruido estrrecedor que a anterior fazia.

Com relação à folga andei a investigar e segundo parece não é defeito é feitio. Segundo dizem é a maneira que a SONY arranjou de a lente não forçar tanto o motor. Logo aumenta a logividade da máquina. O ruido que possa existir é um efeito desse folga, que só existe se o zoom for feito à velocidade normal. Em velocidade reduzida é práticamente inexistente.

Parece que este "feitio" tb existe na dsc-hx100v.

deixo aqui o link dessa informação

http://forums.dpreview.com/forums/readflat.asp?forum=1009&thread=38634053

As fotos da hx9v são excelentes, por isso vou engolir o "sapo" da folgas e do ruido pelo bem maior - a qualidade da imagem.

espero que sirva de ajuda

MF

Ver solução na publicação original

14 RESPOSTAS 14
profile.country.pt_PT.title
mikefer
Visitante

Caro dazevedo e V57

Comprei essa máquina (hx9v) ontem e tenho exactamente o mesmo problema. Já escrevi um mail à sony e ainda não tive resposta.

Percebo tambem esse sentimento com relação ao controlo de qualidade, sem falar no tempo que ainda vou perder a tentar resolver este assunto.

Gostaria de saber se devo pedir a substituição no vendedor ou se a sony fará isso (que a meu ver seria o mais correcto).

cumprimentos

Miguel Ferreira

profile.country.pt_PT.title
V57...
Participante

Caro Miguel Ferreira,

Benvindo ao forum da Sony...

Quanto ao mail, muito provavelmente só para a a semana terá uma resposta...

Aconselho-o a solicitar a substituição no vendedor...é muito mais rápido e poderá experimentar uma outra para ver se tem o mesmo problema...pois presumo que a Sony não irá proceder à sua substituição mas sim, ao seu arranjo...

Cumprimentos

profile.country.pt_PT.title
V57...
Participante

Caro dazevedo,

Bem-vindo ao forum da Sony...

Parece-me haver mais qualquer coisa do que uma mera falha do controle de qualidade...

Ainda tenho um modelo semelhante a esse (HX5) e não tem essas falhas...

No seu lugar contactaria a Sony...

Assistência telefónica

(+351) 808 200 185

Assistência através de correio electrónico

Formulário de pedido de assistência

Fax

(+351) 21 891 20 01

Endereço

Sony Portugal, Unipessoal, Limitada
Alameda dos Oceanos, Edificio Rock One, Lote 4.62.01 - Parque das Nações,
1990 - 392
Moscavide

Cumprimentos

profile.country.pt_PT.title
dazevedo
Visitante

Obrigado pelas respostas.

Já tirei algumas fotografias e até gosto bastante da máquina.

E porque gosto deste modelo, pesquisei na internet acerca deste problema na lente.

Encontrei algumas queixas idênticas.

Houve um caso de alguém que trocou por outra máquina que estava igual. Parece que utilizou um plástico fino para limitar a vibração. Enfim... Situação anormal.

Tenho pena, mas vou ver se consigo devolver a máquina e depois procurar alternativas.

Só para ilustrar vejam (ligar som) outro vídeo que mostra bem como a Sony/fabricante das lentes parece ter falhado neste modelo. Até mete dó...


profile.country.pt_PT.title
V57...
Participante

De facto é pena...ainda tenho o modelo anterior e é uma excelente máquina...

Se por acaso estiver na disposição de dispender mais algum dinheiro, não deixe de ver a NEX...

Cumprimentos e boa sorte com a sua nova opção...

profile.country.en_GB.title
-charlie-
Visitante

Ola dazevedo,

Afinal trocou a camera?

Cumprimentos

profile.country.pt_PT.title
dazevedo
Visitante

Olá a todos

Passei por uma conhecida loja num centro comercial do Porto e pedi uma HX9V em caixa.

Esta apresentou exactamente os mesmos sintomas da minha. Questionei o funcionário e este tentou desvalorizar o problema.

Depois lá acabou por concordar que "para os mais exigentes é uma situação negativa".

Concluíndo: Não deve ser fácil encontrar um exemplar sem folga na lente.

Como gosto bastante da HX9V e porque não posso ficar sem máquina fotográfica neste momento, decidi não devolver - espero não ter feito asneira.

Também tenho esperança que a Sony possa deitar olhos a este problema.

Logo que tenha possibilidade, vou passar pela assistência para ver o que pode ser feito.

Mas não tenham dúvidas, sempre que me pedem informações da máquina, eu mostro a folga da lente.

Cumprimentos e mandem notícias.

profile.country.pt_PT.title
V57...
Participante

Caro dazevedo,

Não deixe é passar o prazo de garantia...

Cumprimentos

profile.country.pt_PT.title
mikefer
Visitante

boa tarde

Acabei de fazer a troca por uma  HX9V na loja. E apesar de a lente mantar a folga e algum ruido no zoom, esta nova maquina já não faz o ruido estrrecedor que a anterior fazia.

Com relação à folga andei a investigar e segundo parece não é defeito é feitio. Segundo dizem é a maneira que a SONY arranjou de a lente não forçar tanto o motor. Logo aumenta a logividade da máquina. O ruido que possa existir é um efeito desse folga, que só existe se o zoom for feito à velocidade normal. Em velocidade reduzida é práticamente inexistente.

Parece que este "feitio" tb existe na dsc-hx100v.

deixo aqui o link dessa informação

http://forums.dpreview.com/forums/readflat.asp?forum=1009&thread=38634053

As fotos da hx9v são excelentes, por isso vou engolir o "sapo" da folgas e do ruido pelo bem maior - a qualidade da imagem.

espero que sirva de ajuda

MF